UA PROSSEGUE CONCURSOS PARA CARGOS DE LIDERANÇA
Luanda – A Comissão da União Africana (UA) lançou um concurso para chefes de divisão, extensivo a todos os Estados Membros da organização continental, no âmbito do seu Processo de Reforma Institucional.
A iniciativa visa o preenchimento de cargos de liderança, assente na competência e mérito, refere, em nota, esta segunda-feira, o Serviço de Imprensa da Representação Permanente de Angola Junto da UA.
Adianta que os postos correspondem a Economia Azul, Educação, Ciência, Tecnologia e Espaço, Transporte e Mobilidade, Sociedade da Informação, Assuntos Humanitários, Órgãos de Política e Documentação e Registo.
O concurso inclui ainda Serviços Clínicos, Empreendedorismo e Investimento e Turismo, todos com colocação em Addis-Abeba, capital da Eiópia, enquanto Planeamento, Monitorização e Avaliação de Estratégia têm como sede Accra, (Ghana).
Informações adicionais sobre o concurso, cujo prazo de inscrições termina a 16 de Agosto, encontram-se publicadas no site da organização http://careers.au.int, destacando-se entre as exigências o grau académico de mestrado, 12 anos de experiência profissional comprovada e domínio de duas das quatro Línguas de Trabalho da UA (Inglês, Francês, Português, Árabe).
Durante a 38ª Sessão Ordinária do Conselho Executivo da UA, em Fevereiro deste ano, os chefes das diplomacias africanas aprovaram um novo sistema de quotas, passando Angola a ter direito a 74 postos, contra os 39 anteriores.
Angola é um dos maiores contribuintes para o orçamento estatutário da União Africana, tal como Argélia, Egipto, Marrocos, África do Sul e Nigéria, porém está sub-representada nas estruturas da organização, com apenas cinco (5) funcionários efectivos na Comissão da UA, algo contrário à regra que privilegia os maiores financiadores no preenchimento de vagas.
O Conselho Executivo da UA aprovou, em Outubro de 2020, uma decisão sobre a operacionalização da primeira fase do Plano de Transição da antiga para a nova estrutura da organização para o segundo semestre do presente ano, que prevê o preenchimento de 78 vagas de diretores (já efectivado) e chefes de divisão (em curso).
Comentários
Enviar um comentário