Panorama semanal: O que aconteceu no Dia Internacional da Criança Africana em Angola?
O tema do Dia da Criança Africana (DAC) 2022 é 'Eliminar Práticas Nocivas que Afetam Crianças: Progresso nas Políticas e Práticas desde 2013'.
As práticas nocivas têm consequências negativas para as crianças e são susceptíveis de causar danos físicos, psicológicos, económicos e sociais e/ou violência e limitações à capacidade das crianças de participarem plenamente na sociedade ou desenvolverem e atingirem o seu pleno potencial. Práticas prejudiciais são impostas às crianças pela família, pelos membros da comunidade e pela sociedade em geral.
Antecedentes da comemoração do DAC 2013
O Comitê gostaria de lembrar que o tema do DAC 2013 foi 'Eliminar práticas sociais e culturais prejudiciais que afetam as crianças: nossa responsabilidade coletiva'. O Comitê também gostaria de lembrar os objetivos do CAD 2013, que foram:
- Fazer o balanço e consciencializar sobre as práticas nocivas contra as crianças;
- Realizar advocacia junto dos Governos Africanos, Organizações da Sociedade Civil, incluindo organizações religiosas, meios de comunicação e outros intervenientes para uma maior mobilização para a realização dos direitos das crianças contra práticas nocivas;
- Considerar estratégias eficazes para a prevenção de práticas nocivas contra crianças; e,
- Fornecer uma plataforma para facilitar a participação das crianças com o objetivo de reunir os pontos de vista das crianças sobre estratégias para eliminar práticas sociais e culturais prejudiciais.
O Comitê Africano de Peritos sobre os Direitos e Bem-Estar da Criança (O Comitê/ACERWC), estabelecido de acordo com os Artigos 32 e 33 da Carta Africana sobre os Direitos e Bem-Estar da Criança (a Carta/ACRWC) selecionou este tema para a comemoração do DAC em 2022.
Comentários
Enviar um comentário