Boletim semanal - Conferência dos Oceanos da ONU 2022. Por Sofonie Dala, parte 1
Acelerando oceanos livres de plástico
Olá Mundo!
O meu nome é Sofonie Dala, bem-vinda às conferências oceânicas em Portugal.
Na semana passada estivemos no mar de Angola para realizar uma mini-campanha junto com pescadores para traçar um novo caminho que garantisse a proteção e conservação do oceano e seus recursos.
Criamos nossa mini-campanha #Plastic_Free_Oceans para compartilhar as melhores práticas e soluções para a implementação bem-sucedida do ODS14, inspirando ações para enfrentar a crise ambiental do clima, poluição e natureza que afeta oceanos, mares e recursos marinhos.
Os peixes estão sendo mortos e impedidos de atingir a maturidade pelo lixo de partículas de plástico que chegam aos oceanos do mundo, os animais marinhos não conseguem distinguir um pedaço de plástico de comida. Se a tendência atual continuar, pode haver mais plástico do que peixes no oceano até 2050.
Ao celebrarmos o Ano Internacional da Pesca Artesanal e da Aquicultura, devemos aumentar os esforços coletivos e encontrar soluções baseadas na ciência para enfrentar efetivamente os desafios que o oceano enfrenta agora. Nossa iniciativa deixou os pescadores com o conhecimento e a inspiração de que precisam para avançar na luta para proteger o oceano.
“Salvar os Oceanos, Proteger o Futuro”
Reforçar a ação dos oceanos com base na ciência e na inovação para a implementação do ODS14: avaliação, parcerias e soluções.
A ciência é clara: o oceano – é fundamental para combater as mudanças climáticas, impulsionar o crescimento econômico e reduzir a perda de biodiversidade – está seriamente degradado e, se as tendências atuais continuarem, haverá consequências catastróficas para o planeta.
Este evento também está chamando a atenção da mídia para a importância do oceano no combate às mudanças climáticas.
A Conferência dos Oceanos aconteceu num momento crítico, pois o mundo procura resolver muitos dos problemas profundamente enraizados nas nossas sociedades e evidenciados pela pandemia da covid-19. Para mobilizar a ação, a Conferência procurou impulsionar as muito necessárias soluções inovadoras baseadas na ciência, destinadas a iniciar um novo capítulo na ação global pelos oceanos.
Comentários
Enviar um comentário