Parabéns! Sofonie Dala participa da YouthConnekt Africa Summit 2022 - Principais conclusões
Acelerando os investimentos na juventude
“Juventude Resiliente, África Resiliente”
13 - 15 de outubro de 2022 | Kigali | Ruanda
“Depois da cerimónia de entrega de prémios aos jovens inovadores angolanos, este foi o segundo evento mais transformador da minha vida do ano de 2022. Obrigado ao PNUD Angola por apoiar esta jornada”, disse a empreendedora digital africana e especialista em género Sofonie Dala.
Sofonie Dala é uma empreendedora digital africana, filantropa e ativista que é fundadora e CEO da startup Talentos Multiplus, nasceu em Luanda em 31 de outubro de 1991.
Ao visitar os stands de exposição das startups, Sofonie Dala conheceu outras empresárias africanas que desenvolvem o projecto de pensos menstruais reutilizáveis que também está a desenvolver em Angola. O encontro foi muito proveitoso, elas fizeram networking, trocaram ideias para formar futuras parcerias.
Menstruação verde
Senhoras sem plástico - Chave para reduzir nossas pegadas de carbono
https://sofonedala.blogspot.com/2021/12/live-congratulations-we-are-celebrating.html
Dala tem um forte foco em objetivos de desenvolvimento sustentável, é apaixonada por comunicar os projetos de desenvolvimento e acredita que, se quisermos alcançar a Agenda 2030, devemos nos comunicar de maneiras e linguagens que todos possam entender.
Nos próximos 5 anos, Sofonie Dala pretende criar uma cooperativa de base comunitária com um modelo de atividade sustentável que empodere mulheres que vivem abaixo da linha da pobreza. Até 2030, ela espera capacitar e transformar a vida de 50% dos 4 milhões de analfabetos que ficam para trás no mundo digital em Angola.
Como qualquer jovem empreendedora em sua fase inicial, ela precisa de oportunidades de financiamento e mentoria para que sua startup sobreviva. Com a intenção de construir uma sede corporativa em Luanda, procura ativamente patrocinadores, investidores e parceiros.
“Juventude Resiliente, África Resiliente”
“A visão da YouthConnekt Africa (YCA) é conectar os jovens à transformação socioeconômica. Identifico-me com esta visão para a juventude africana.”
Começamos por reconhecer SE Paul Kagame, Presidente da República do Ruanda por nos acolher e ser um grande defensor do desenvolvimento da juventude em África. Seu incrível apoio ao YouthConnekt Africa desde o início é o que continua a impulsionar esta iniciativa pan-africana. Os jovens se envolveram com sua liderança na formação da narrativa sobre o desenvolvimento da África para garantir que a África seja retratada pelo que realmente é: um continente rico em talentos, recursos naturais e resiliência, a África é realmente o futuro”.
Ao longo das sessões, os jovens participantes sentiram uma sensação de empoderamento depois que líderes e especialistas de várias áreas prometeram seu apoio para capacitar os jovens a empreender com sucesso projetos que podem orientar o desenvolvimento do continente.
“Não podemos continuar a enquadrar o futuro com as prioridades do passado.”
“Esta iniciativa simboliza uma abordagem revolucionária que só pode produzir resultados duradouros para o futuro”
A cimeira reuniu mais de 10.000 jovens delegados representando 98 países de toda a África e além, incluindo Henriques Ngolome de Angola.
Concluída a Cimeira YouthConnekt Africa 2022
Milhares de jovens africanos deixaram a recém-concluída Cúpula YouthConnekt África 2022 (YCAS) em Kigali com a cabeça erguida, após três dias de discussões e garantias de líderes mundiais e especialistas sobre como eles podem liderar os esforços de desenvolvimento da África. que aconteceu pela quinta vez, reuniu participantes de 30 países africanos para discutir e traçar um caminho a seguir sobre como envolver os jovens no comércio, saúde, resiliência climática e financiamento da África, tecnologia, qualificação para o futuro e outros tópicos que são fundamental para um futuro sustentável.
Falando ao presidir ao encerramento da cimeira esta tarde, o Primeiro-Ministro do Ruanda, Rt. Exmo. Edouard Ngirente disse: “Ao chegarmos ao final desta cúpula, estou confiante, além da maravilhosa atmosfera de solidariedade que testemunhamos, que você ganhou muito e contribuiu muito para os objetivos do YouthConnekt.
Sabemos que o recurso mais importante em África é a nossa juventude, em particular a juventude africana qualificada.”
YouthConnekt Africa é uma iniciativa continental com a missão de capacitar os jovens, melhorando os seus conhecimentos, experiências e competências enquanto investe nas suas ideias, inovações e iniciativas para aproveitar o dividendo demográfico de África que visa contribuir para a realização do mandato dos ODS de África, a UA 2063 agenda e Carta da Juventude da UA.
Sofonie Dala, jovem empreendedora da África, Jorge Trula-undpAngola, mulher empreendedora dos Camarões.
Foi iniciado em 2012 pelo Governo de Ruanda em parceria com o PNUD e é um modelo multifacetado de empoderamento de jovens focado em alavancar a empregabilidade, o empreendedorismo e o engajamento cívico por meio da inovação.Programa
Visão
Conectando a juventude africana para a transformação socioeconômica.
Missão
O YouthConnekt Africa Hub é uma plataforma pan-africana que procura capacitar os jovens, aprimorando seus conhecimentos, experiências e habilidades, enquanto investe em suas ideias, inovações e iniciativas para que a África progrida no aproveitamento de seus dividendos demográficos até 2030.
A Iniciativa YouthConnekt Africa é endossada pelo Conselho Executivo da União Africana como um modelo de implementação da Carta da Juventude Africana, com o Secretariado YouthConnekt Africa como seu parceiro de implementação.
É adotada uma abordagem de plataforma para resolver questões desafiadoras de desenvolvimento , reunindo os jovens com Chefes de Estado, legisladores, líderes empresariais do setor privado e parceiros de desenvolvimento para atender às necessidades dos jovens.
Vídeos de testemunhas oculares
Antes da Cúpula, na segunda-feira, as atividades da pré-cúpula começaram com o #AfCFTA Bootcamp, a reunião de liderança, a reunião da Juventude Africana #COP27 e a reunião do comitê técnico #YouthConnekt.
O diretor executivo Oulie Keita fez visitas de cortesia às várias reuniões e agradeceu por suas valiosas contribuições para a cúpula #YouthConnekt2022 Africa.
DIA 2
A primeira Lady Jeannette Kagame entregou as Observações do Convidado de Honra no #YouthConnekt2022 sobre a prestação de serviços de Saúde Sexual e Reprodutiva e Saúde Mental.
StartupsExpo - Evento de Exposições de Startups
DIA 2
DIA 3
Performance poderosa de Gashora Girls retratando as normas e estereótipos sociais ainda existentes que as impedem de ingressar no STEM. O #ConnektedGirlsHub está aqui para proporcionar essas maravilhosas conversas intergeracionais com jovens e líderes em todos os níveis. #YouthConnekt2022.
No terceiro dia da cúpula, algumas sessões sobre vários temas, incluindo; investindo em startups jovens, Private Sector Roundtable, uma transição para um futuro mais resiliente, incluindo um futuro climático sustentável para a África, entre outros. Alguns empreendedores receberam prêmios por suas startups.
O papel central do YouthConnekt Africa Hub é principalmente fortalecer o ecossistema de capacitação da juventude africana, equipando as iniciativas existentes com recursos técnicos e financeiros, partilha de conhecimento e melhor apropriação nacional da agenda de transformação socioeconómica da juventude.
Vinte e oito países estabeleceram capítulos nacionais da YouthConnekt Africa até o momento.
Infelizmente, Angola ainda não estabeleceu um capítulo nacional, mas pretendemos fazê-lo, e esta foi uma das razões da nossa participação como delegados de Angola.
Assistiu à cimeira uma comissão angolana de 3 pessoas, são elas:
- Sofonie Dala - Engenheira/Empreendedora digital e especialista em Gênero;
- Jorge Trula - Coordenador do Emprego e Desenvolvimento de Competências para Jovens do PNUD;
- Henriques Ngolome - Diretor do Centro de Inovação Social e
Incubação da Universidade Católica de Angola.
Comentários
Enviar um comentário