Saiba um pouco de Sofonie Dala
Fale sobre si resumidamente e sobre a sua jornada como cientista.
Insira links da sua pesquisa publicada em revistas científicas no ano em avaliação:
Link1 - https://ladies-without-plastic.blogspot.com/2022/03/we-are-pleased-to-announce-launch-of.html
Link2 - https://ladies-without-plastic.blogspot.com/2023/05/ladies-without-plastic-address-climate.html
Link3 - https://ladies-without-plastic.blogspot.com/2022/07/congratulations-we-won-1st-edition-of.html
Link4 - https://ladies-without-plastic.blogspot.com/2022/10/advancing-climate-justice-through-sdgs.html
Link5 - https://ladies-without-plastic.blogspot.com/2021/12/live-congratulations-we-are-celebrating.html
Link6 - https://ibm-cfc-angola.blogspot.com/2022/10/meet-our-founder-pioneer-sofonie-dala.html
Link7 - https://ibm-cfc-angola.blogspot.com/2022/10/wow-we-are-delighted-to-announce-second.html
Link8 - https://ibm-cfc-angola.blogspot.com/2022/11/the-5th-annual-call-for-code-global.html
Link9 - https://she-leads.blogspot.com/2021/09/congratulations-happy-first-anniversary.html
Link10 - https://sustainablelifestyle-angola.blogspot.com/2022/11/cop27-insights-during-cop27-she-is.html
Link11 - https://sustainablelifestyle-angola.blogspot.com/2023/03/zero-waste-international-day-by.html
Link12 - https://sustainablelifestyle-angola.blogspot.com/2023/03/the-grand-finale-congratulations-we-are.html
Link13 - https://sustainablelifestyle-angola.blogspot.com/2022/08/congratulations-grand-finale-food-you.html
Link14 - https://sustainablelifestyle-angola.blogspot.com/2022/02/live-congratulations-we-are-celebrating.html
Link15 - https://sustainablelifestyle-angola.blogspot.com/2022/01/key-takeaways-from-anatomy-of-action.html
Link16 - https://talentosmultiplus.blogspot.com/2023/09/international-day-for-people-of-african.html
Link17 - https://talentosmultiplus.blogspot.com/2021/06/bridging-digital-divide-by-sofonie-dala.html
Link18 - https://talentosmultiplus.blogspot.com/2022/12/the-progress-in-closing-digital-divide.html
Link19 - https://talentosmultiplus.blogspot.com/2022/09/sofonie-dala-is-african-entrepreneur.html
Link20- https://linktr.ee/sofoniedala
Link21 - https://www.act4sdgs.org/profile/sofonie_dala_1
Link22 - https://mumuila-angola-sofonie-dala.blogspot.com/2023/08/
Link23 - https://sofoniedala.blogspot.com/2021/10/happy-international-day-for-eradication.html
Fale Resumidamente sobre a sua Pesquisa (relevância do projecto, objectivos, metodologia, principais resultados alcançados, explique como seu trabalho contribui para avançar o conhecimento científico existente)
A Sofonie Dala tem uma grande paixão pela educação de mulheres e raparigas em África. Ela quer garantir que todas as meninas tenham acesso a uma educação de qualidade e segura, desmantelando as barreiras impostas pela Covid-19, pobreza, gravidez precoce adolescência, casamento infantil, discriminação, racismo e desigualdade de género.
Ela pretende criar uma cooperativa comunitária com um modelo de atividade sustentável que capacite as mulheres que vivem abaixo da linha da pobreza.
Sua startup Talentos Multiplus cria campanhas de conscientização em toda a comunidade que geram resultados reais de negócios e ajudam seu público-alvo a superar seus concorrentes.
Desde o ano de 2019, Dala tem promovido e desenvolvido projetos de desenvolvimento comunitário sustentável com grande impacto social, conscientizando sobre o analfabetismo entre mulheres e meninas, as consequências da Covid-19, a integração e inclusão social e digital, meio ambiente, mudanças climáticas, educação e combate à fome e à pobreza em Angola.
Na véspera do COP26 summit ao terminar a sua campanha Anatomy of Action Challenge, Sofonie Dala lança o projecto ambiental de costura "Mulher sem plástico" no final de 2021, com o objectivo de capacitar e mobilizar mulheres e meninas a criarem seus próprios pensos laváveis e reutilizáveis, para que elas possam contar com uma higiene menstrual de forma acessível e sustentável, proteger o meio ambiente e também gerar lucros para si e suas famílias, vendendo produtos reutilizáveis no mercado de Angola.
Em julho de 2022, a fundadora da Startup digital "Talentos Multiplus" venceu a Iª Edição do Prémio Jovem Inovador “A Angola que queremos até 2030”, na categoria de Inovação e Empreendedorismo promovida pela parceria desenvolvida entre o Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social - #MAPTSS, através do #INEFOP com apoio técnico do PNUD, do #UNICEF com o financiamento da Embaixada Real da Noruega. Denominado "Mulher Sem Plástico", o projecto tem como finalidade produzir pensos ecológicos laváveis e reutilizáveis, que ajudam a proteger o meio ambiente.
Em 2022, Dala desenvolveu 2 chatbots de inteligência artificial:
1. Solução IBM RPA para enfrentar as mudanças climáticas.
Este chatbot interativo educa mulheres e jovens a reduzirem suas pegadas de carbono no meio ambiente, evitando itens de plástico que não podem ser reutilizáveis. O bot abre a plataforma digital da startup talentos Multiplus permitindo que mulheres e jovens naveguem pela gama de recursos de ação climática disponíveis e não só.
2. IBM RPA Web Automation e chatbot anti-assédio para prevenir casamento e abuso infantil
Esta solução combina RPA, IA, entre outras tecnologias, para criar uma solução que previne enormemente o casamento e o abuso infantil, a violência doméstica e a gravidez precoce em África. O bot conecta usuários com agentes-defensores, permite que vítimas denunciem práticas nocivas e denunciem seus agressores.
Sofonie Dala também foi a primeira pessoa na história da IBM a descobrir como vincular o software IBM RPA a sites externos. É um fato não divulgado, esta descoberta a tornou alvo de inveja e perseguições por parte dos funcionários da IBM.
Fale sobre as colaborações nacionais e internacionais que ocorreram no âmbito do desenvolvimento desta pesquisa, caso tenham sido estabelecidas.
Em 2012, tornou-se a primeira mulher negra a ter a honra de representar o festival NAVRUZ.
Dala participou de vários eventos multiculturais e universitários na Rússia. Ao longo da sua vida estudantil, foi anfitriã de todos os eventos dedicados ao 11 de Novembro (Dia da Independência de Angola) e ao Dia de África, realizados na cidade de Ufa. Também num desses anos, o reitor estrangeiro da universidade felicitou-a por receber um certificado como uma das estudantes africanas mais destacadas e com melhor domínio da língua russa.
Em 2013, foi escolhida para representar a Universidade Estatal Tecnológica de Petróleo de Ufa, na Olimpíada da Língua Russa, realizada na Universidade da Amizade dos Povos da Rússia, em Moscou, e conquistou um dos primeiros lugares com o prêmio 'Melhor Projeto de Apresentação'.
Em 2019, Sofonie Dala ganhou uma bolsa de estudos OSISA em Gestão de Mídia e Liderança para Mulheres Africanas e trabalhou como estagiária de mídia social no PHD Media-Cape Town, África do Sul.
Enquanto estudava no Instituto Soul Plaatje para Liderança de Mídia na Universidade de Rhodes, na África do Sul, Dala escreveu estudo de sucesso para o seu país sobre a implementação do E-learning para mulheres e raparigas fora da escola em Angola, incluindo pessoas com deficiência que não têm capacidade de alfabetização devido a muitos fatores, tais como: desigualdade de género, gravidez na adolescência e pobreza.
Em Novembro de 2019, o projecto recebeu reconhecimento geral e atraiu a atenção do Comité da União Africana, e Dala foi selecionada entre mais de 3.000 candidatos para representar Angola no 3º Workshop de Capacitação Juvenil organizado pela União Africana/Centro para a Educação de Raparigas e Mulheres em África.
Em Dezembro de 2020, a UA/CIEFFA elegeu-a como Embaixadora da Juventude para a campanha #AfricaEducatesHer na África Austral para apoiar e aumentar a sensibilização para as questões que impedem as raparigas de aceder a uma educação de qualidade.
Em apenas 2 anos, alcançou um grande público e tornou-se objeto de considerável atenção da mídia. Recentemente, sua excelente plataforma digital entrou na lista dos melhores finalistas de competições internacionais.
Em outubro de 2021, ela recebeu o certificado de reconhecimento do Programa das Nações Unidas para o meio ambiente por promover os 17 ODS e inspirar jovens, raparigas e mulheres a levar uma vida sustentável em favor do meio ambiente.
Comentários
Enviar um comentário