Celebração do 5º Aniversário da Campanha África Educa Ela em Angola || Parte 2

 Campanha “Africa Educates Her” – Celebração do 5.º Aniversário (Angola)

Educação Inclusiva para Meninas com Deficiência e Analfabetas



🎙️ Apresentadora (Sofonie Dala):
Boa tarde a todos e bem-vindos à Celebração do 5º Aniversário da Campanha África Educa Ela, aqui em Angola.


Eu sou Sofonie Dala, fundadora desta plataforma e embaixadora da Campanha África Educa as Meninas na África Austral.

Hoje, o nosso foco é a Educação Inclusiva para Meninas com Deficiência e sem acesso à Alfabetização — uma causa que está no centro da nossa missão.

Antes de começarmos a entrevista, quero fazer-lhe uma pergunta:
👉 Se você acha que a vida tem sido escura para você… é porque ainda não ouviu a história de Mima.


Ela é uma jovem cuja trajetória de perda, deficiência e esperança nos lembra por que nunca devemos parar de lutar pelo direito de toda menina à educação e à dignidade.

Fique conosco — e prepare-se para se emocionar com a sua história. 💛

Em todo o mundo, apenas 1% das mulheres com deficiência sabe ler e escrever.
Milhões continuam excluídas da escola — vítimas de pobreza, discriminação e falta de acessibilidade.

Mas hoje, queremos lembrar uma dessas meninas — Mima, cuja coragem inspirou o mundo em 2021.
👉 Convido você a assistir novamente à entrevista que ela nos concedeu há quatro anos e a refletir sobre o quanto ainda precisamos avançar.

Durante nossa visita recente, oferecemos à Mima um kit de pensos menstruais reutilizáveis e um treinamento sobre os danos dos pensos plásticos e os benefícios do uso sustentável e ecológico.
Pequenas ações como esta ajudam a restaurar dignidade, esperança — e a mudar vidas. 💛



A pandemia afetou profundamente a educação das meninas em todo o continente, mas foi especialmente devastadora para as meninas com deficiência. Muitas ficaram para trás, sem acesso à escola, à saúde ou mesmo à proteção social básica.


Celebrando a Resiliência – Revisitando as Histórias das Nossas Meninas

Para celebrar este marco, escolhemos fazê-lo de uma forma diferente.
Voltámos às nossas raízes, revisitando as meninas que, com coragem, partilharam as suas histórias há quatro anos — testemunhos que tocaram corações e inspiraram ações num dos períodos mais difíceis da história recente.

Hoje, trazemos de volta uma dessas histórias ao ecrã global — a jornada poderosa e emocionante de Domingas, carinhosamente conhecida como Mima.

Pode rever a sua entrevista original de 2021 através deste link: https://she-leads.blogspot.com/2021/05/inclusive-education-for-disabled-and.html?m=1


👉 Inclusive Education for Disabled and Illiterate Girls – Campaign with Sofonie Dala (1 de maio de 2021)

Convidamos todos a olhar para trás, recordar e refletir sobre o quanto mudou — e o quanto ainda precisa ser feito.


A História de Mima

Mima é duplamente órfã e a única sobrevivente da sua família imediata. Perdeu ambos os pais e os irmãos ainda em tenra idade. A sua infância foi marcada pelo abandono e pela falta de acesso a cuidados de saúde adequados. Infelizmente, os seus pais nunca a vacinaram, o que resultou numa doença evitável que causou uma deficiência física que se agravou ao longo do tempo.

O seu pai faleceu em 2018 e, pouco depois, a sua mãe também morreu. Um dia, Mima viveu com toda a família sob o mesmo teto, mas a tragédia chegou cedo — os seus irmãos morreram quando ela ainda era criança, e os pais faleceram durante a sua adolescência.



Revendo a sua história de 2021

Atualmente, em 2025, Mima tem 26 anos. Consegue andar com dificuldade e passa a maior parte dos dias sentada. Apesar da sua condição, nunca perdeu a esperança. Sonha voltar a estudar, recuperar a saúde e viver uma vida digna.

Os desafios de Mima vão além da sua deficiência — ela não tem certidão de nascimento, bilhete de identidade, nem documentos dos seus pais falecidos. Esta falta de identidade legal tornou impossível matricular-se na escola, aceder a cuidados de saúde ou beneficiar de programas sociais.


A Sua Jornada Educacional

  • 2007–2008: Frequentou o jardim de infância pela primeira vez, com cerca de 7–8 anos.

  • 2018–2019: Voltou ao jardim de infância aos 18–19 anos, mas o falecimento do pai no mesmo ano forçou-a a desistir novamente.

Desde então, Mima permanece em casa. Sonha voltar à escola para aprender a ler e escrever o seu nome, um objetivo que representa tanto a esperança quanto a independência.

Apesar das circunstâncias, Mima demonstra uma força notável — nunca desistiununca se envolveu em casamento infantil ou gravidez precoce, e continua a acreditar num amanhã melhor.



Apoio e Empoderamento

Durante a nossa visita em 2025, oferecemos a Mima um kit gratuito de pensos menstruais reutilizáveis e formação sobre higiene menstrual sustentável, capacitando-a a viver com mais conforto e a reduzir despesas.

Devido à sua condição de saúde, Mima gastava quase quatro vezes mais do que uma menina comum em produtos menstruais descartáveis todos os meses. Os pensos reutilizáveis vão ajudá-la a viver com mais dignidade e a reduzir a sua pegada de carbono.

Mima continua a apelar por apoio médico, educacional e humanitário — de médicos, doadores e organizações que possam ajudá-la a recuperar a saúde e a obter acesso à educação e documentação adequada.



Desafios Enfrentados por Meninas com Deficiência

A história de Mima reflete a realidade de milhões de meninas em toda a África que enfrentam múltiplas barreiras:

  • Discriminação de género – ser menina ainda limita o acesso à educação e às oportunidades.

  • Discriminação por deficiência – poucas escolas têm infraestruturas acessíveis ou materiais inclusivos.

  • Pobreza – a maioria das meninas com deficiência vem de famílias pobres, incapazes de pagar escola ou cuidados médicos.

  • Estigma e isolamento social – o bullying, a exclusão e a vergonha muitas vezes silenciam os seus sonhos.

  • Cuidados de saúde inacessíveis – serviços limitados de saúde geral e reprodutiva para meninas com deficiência.

  • Falta de documentação – sem bilhete de identidade ou certidão de nascimento, permanecem invisíveis aos sistemas nacionais.

A nível mundial, a taxa de literacia entre mulheres com deficiência é de apenas cerca de 1%, tornando-as um dos grupos mais excluídos do mundo.



Um Chamado à Ação

orfandade e a deficiência são questões crescentes que exigem ação conjunta. Devemos garantir que nenhuma menina fique para trás — independentemente da sua capacidade física, condição familiar ou contexto social.

campanha Africa Educates Her continua a identificar meninas analfabetas e com deficiência, capacitando-as através da educação, mentoria e advocacia.
Juntos, estamos a construir uma sociedade inclusiva, onde todas as meninas contam.

Recordemos a história de Mima — de 2021 até agora — como um lembrete de que a luta pela educação e inclusão das meninas deve continuar com ainda mais força.


Junte-se a Nós. Apoie a Mima. Apoie Todas as Meninas.

Vamos tornar a educação inclusiva uma realidade em toda a África.

👉 Revise a história dela de 2021 aqui:
https://she-leads.blogspot.com/2021/05/inclusive-education-for-disabled-and.html?m=1





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