SECRETÁRIO DE ESTADO ENALTECE CONTRIBUTO DO SECTOR DE BEBIDAS NA ECONOMIA
Luanda - O secretário de Estado da indústria, Ivan do Prado, reconheceu neste sábado , em Luanda, que depois do sector petrolífero, as fabricas de bebidas em Angola são as que mais contribuem com os impostos e na oferta de empregos para os jovens , contribuindo deste modo no crescimento económico e no combate à pobreza.
Ivan do Prado prestou estas declarações à ANGOP à margem da celebração de um acordo de parceria entre as empresas de bebidas Refriango e a Super Bock Group, que estabelece a produção e comercialização de duas marcas de cervejas portuguesas em Angola.
De acordo com Ivan do Prado, a Refriango, desde a sua criação, tem dado o seu contributo no crescimento da economia nacional, e já ofereceu até o momento mais de dois mil postos de trabalhos para os jovens.
Quanto a exportação de produtos, Ivan do Prado é de opinião que o incremento da produção interna deve ser um facto, de modos a satisfazer o mercado nacional, e só depois pensar em outros mercados, isso quando a qualidade e a certificação forem um facto.
“Estamos a trabalhar para que o Sistema Nacional de Qualidade seja rebusto, com finalidade de exportar com qualidade e certificação os produtos nacionais , embora neste momento a exportação de bebidas nacionais seja ainda muito tímida “, afirmou Ivan do Prado.
O responsável explicou também que quanto a inexistência do Código de Barras Nacional, um problema muitas vezes apontado pelos empresários nacionais como impedimento nas exportações, a sua criação não depende do Executivo, mas do sector privado.
“ Neste momento o Executivo e algumas instituições privadas estão a trabalhar no processo da criação do Código de Barras, como em muitos países ela é de responsabilidade dos privados “, afirmou o secretário de Estado da Indústria.
Por sua vez, o embaixador português em Angola Pedro Pessoa e Costa, que também presenciou o evento, disse que a parceria entre as duas empresas representa o fortalecimento das boas e longas relações entre Angola e Portugal.
O diplomata português convidou os empresários angolanos para apostarem na exportação de produtos para os vários mercados europeu, mas optando pela qualidade de forma alargar o volume de transacções comerciais entre os dois parceiros.
Refriango, com mais de dois mil trabalhadores, é uma empresa especializada na fabricação e distribuição de refrigerantes, sumos, águas, bebidas energéticas e alcoolicasf.
Comentários
Enviar um comentário