Dia Internacional da Educação 2026


 O poder da juventude na co-criação da educação


Por Sofonie Dala

Senhoras e senhores, distintos convidados e queridos jovens,

Hoje, reunimo-nos para observar o Dia Internacional da Educação — um dia proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas para celebrar o papel transformador da educação na construção da paz, na promoção do desenvolvimento e no avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

A educação não é um privilégio; é um direito humano, um bem público e uma responsabilidade pública. No entanto, a realidade é dura: 250 milhões de crianças e jovens continuam fora da escola, e 763 milhões de adultos não sabem ler nem escrever. O direito deles à educação está sendo violado, e isso é inaceitável. Sem uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade, não conseguiremos alcançar a igualdade de gênero, nem quebrar o ciclo de pobreza que aprisiona milhões de pessoas.

A celebração deste ano nos lembra do poder da juventude na co-criação da educação. Mais da metade da população mundial tem menos de 30 anos. Somos a força motriz da inovação, do desenvolvimento sustentável e da transformação social. Mas, demasiadas vezes, somos desproporcionalmente afetados pela pobreza, pela desigualdade e pelo acesso limitado a oportunidades de trabalho digno e educação de qualidade.

O futuro da educação pertence a nós, jovens. Precisamos ser envolvidos de forma significativa na construção dos sistemas que definirão nossas vidas e nossas sociedades. Nesta era de revolução tecnológica, devemos repensar o propósito do ensino e da aprendizagem, garantindo que a educação nos prepare não apenas com conhecimento, mas também com criatividade, resiliência e competências para construir um mundo sustentável e justo.

Levantemo-nos juntos, unidos em nosso chamado para transformar a educação. Exijamos que governos, instituições e comunidades coloquem a educação no centro de suas agendas. E nós, como juventude, devemos nos erguer para co-criar a educação que merecemos — uma educação que nos capacite a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e assegurar um futuro de dignidade, igualdade e paz.

Muito obrigado.


Comentários