ANGOLA PONDERA CARTÃO DE VACINA DA COVID-19

 


 


Luanda - O governo angolano pondera “implementar”o cartão de vacina da Covid-19 para os cidadãos que pretendam viajar ou entrar no país, afirmou, nesta quinta-feira, em Luanda, a ministra da Saúde, Sílvia Lutukuta.

Em entrevista à imprensa após encontro com os representantes da empresa chinesa BGI Genomics e o embaixador daquele país asiático, Gong Tao, Sílvia Lutucuta disse que essas medidas são iniciativas globais, sendo que a OMS está a estudar a possibilidade da sua implementação.


“Vamos continuar a trabalhar com as organizações responsáveis em África e no mundo, mas temos de nos precaver, eventualmente, o caminho seja este e temos de estar preparados”, referiu.


Segundo a ministra, essa é uma iniciativa global e será amplamente discutida, existindo vários países na Europa que estão a ensaiar essa possibilidade, referindo ser necessário que o país esteja preparado.


Os líderes europeus estão a ponderar criar um “certificado de vacinação”, de forma a permitir que os cidadãos possam viajar livremente. A proposta foi apresentada pelo primeiro-ministro grego, contando já com o apoio expresso da Presidente da Comissão Europeia.


Na quarta-feira (17), a Comissão Europeia apresentou a proposta de um certificado digital de vacinação, visando possibilitar viagens entre os países da União Europeia (UE) durante a pandemia de Covid-19.


O documento deverá estar disponível aos europeus até meados do ano, durante o verão no hemisfério norte.


Segundo o presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, este certificado digital pretende ajudar os estados membros no sentido de restabelecer a liberdade de circulação de uma forma segura, responsável e confiável.


“O documento a ser apresentado em aeroportos e controlos de fronteira constará se o indivíduo foi vacinado contra a Covid-19, se já se recuperou de uma infecção ou se teve resultado negativo no teste”.


Neste momento, as autoridades angolanas exigem apenas a apresentação do teste de Covid-19 realizado 72 horas antes do embarque e o teste pós desembarque.

Comentários

Mensagens populares