SIC APRESENTA CIDADÃOS ACUSADOS DE DEFRAUDAR MAIS DE KZ 25 MILHÕES DO BPC



Uíge – Doze cidadãos acusados de defraudar, de Dezembro de 2020 até ao presente mês, 25 milhões e 386 mil Kwanzas do Banco de Poupança e Crédito (BPC), na província do Uíge, foram apresentados, nesta terça-feira, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC) local.

Detidos há quatro dias, os acusados, com idades compreendidas entre 19 a 41 anos, faziam uso de cartões multicaixa para efectuar levantamentos e transferências de somas avultadas de contas domiciliadas na referida instituição financeira para outras congéneres, principalmente quando o sistema do banco público apresentava fragilidades.

Ao falar no acto de apresentação pública dos acusados, o porta-voz da Delegação Provincial do Ministério do Interior no Uíge, Zacarias Fernando, explicou que, desde Abril até ao mês de Maio deste ano, transacionaram fraudulentamente, do BPC, cerca de  AKz 13 milhões. 

Explicou que o Serviço de Investigação Criminal e a Procuradoria-Geral da República, no Uíge, estão a prosseguir com as investigações para apurar o hipotético envolvimento de alguns funcionários do BPC neste crime, cujos valores defraudados estavam a aumentar cada vez mais.

Os implicados nesta prática, e que se encontram em prisão preventiva, foram encaminhados para o Ministério Público, uma medida que visa a legalização da situação carcereira dos acusados.

Em relação às investigações, Zacarias Fernando disse ser motivada pelas constantes notificações feitas ao SIC sobre a recorrência deste crime, situação que despoletou tais investigações, e que resultaram na detenção dos supostos criminosos.

Comentários

Mensagens populares