Angola leva experiência ao Conselho de Auditores
Angola espera contribuir com a sua experiência e saber para garantir o sucesso do Conselho de Auditores Externos da União Africana, afirmou, ontem, em Luanda, a presidente do Tribunal de Contas, Exalgina Gambôa.
A magistrada falava no primeiro dia da reunião virtual que juntou os membros do Conselho de Auditores Externos da União Africana. Ainda ontem, o auditor nigeriano Aghu Adolphus foi eleito, por unanimidade, presidente do Conselho de Auditores, substituindo o argelino Adbelkader Benmaarouf.
O Tribunal de Contas de Angola faz parte do órgão de fiscalização da organização continental, por indicação do Conselho Executivo da União Africana.
O Conselho de Auditores Externos é constituído pelos responsáveis das Instituições de Auditoria dos Estados-membros da UA, oriundos das cinco subregiões do continente (Austral, Central, Norte, Ocidental, Oriental).
Angola, Argélia, África do Sul, Egipto e Marrocos são membros de pleno direito do Conselho de Auditoria Externa da União Africana, por representarem mais de 50 por cento das contribuições financeiras da organização.
O anúncio da indicação da presidente do Tribunal de Contas para o órgão de fiscalização de contas da União Africana foi feito na semana passada. A indicação foi feita para o mandato 2021-2022.
O Conselho de Auditores Externos tem como missão aprimorar e promover a responsabilidade, transparência e boa-governança por meio de auditoria de alta qualidade e relatório de gestão. O órgão trabalha para fornecer garantia independente às partes interessadas da União Africana, aos Estados-membros, aos parceiros e ao público de que o orçamento da União está a ser utilizado de forma eficiente e para os fins pretendidos.
Comentários
Enviar um comentário