ANGOLA E EUA FALAM SOBRE COOPERAÇÃO NO ENSINO

 Angola e os Estados Unidos da América (EUA) avaliaram nesta quarta-feira, em Luanda, estratégias de cooperação entre as instituições de ensino superior de ambos os países, particularmente neste período de pandemia.

A avaliação decorreu durante uma Conferência Universitária online, alusiva ao Dia Internacional da Educação, promovida pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) e pela Embaixada dos EUA no país.

A conferência, que decorreu sob o Lema: Engajamento - Global - Resiliência, visou, essencialmente, reflectir sobre a internacionalização do ensino superior.

O evento avaliou como as universidades angolanas estão a lidar com a pandemia da Covid-19, e aflorou, por outro lado, a questão da experiência com instituições internacionais.

Também permitiu discutir sobre como repensar o ensino superior do ponto de vista internacional, e avaliar a visão de Angola relativa às parcerias internacionais, especificamente referentes à universidades nos Estados Unidos.

Ao intervir no acto, a embaixadora dos EUA, Nina Fity, disse que as universidades americanas têm interesse em trocar experiências com as congéneres angolanas, nas áreas da agricultura, segurança alimentar, ciências e tecnologias.

Segundo a diplomata, as universidades interessadas em trocar experiências com Angola são das cidades de Washington e Filadélfia.

"Queremos apostar na parceria nestas áreas, porque são críticas e são para a transformação e alavanca do desenvolvimento de uma sociedade", expressou a embaixadora.

Por sua vez, a ministra do Ensino Superior Ciência Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança, disse que Angola está pronta para efectivar esta parceria em 2021.

"Por conta da pandemia, muitos projectos foram adiados, mas temos certeza de que no próximo ano possamos concretizar todos os nossos objectivos", reforçou a ministra.

A conferência contou com a participação de 23 membros da delegação angolana de reitores, decanos e representantes do Ministério do Ensino Superior, que participaram, pela primeira vez, na conferência internacional da Associação Internacional dos Administradores/Gestores do Ensino Superior (AIEA) em Washington DC, em Fevereiro de 2020.

Deste grupo, 10 reitores de universidades públicas e privadas participaram do programa de Visitantes Internacionais e Liderança (IVLP) em Washington DC, Filadélfia e Houston.

Desde Outubro último, quatro reitores de universidades públicas e privadas estão a participar do mesmo programa de forma virtual. 
 
Também estiveram presentes palestrantes de universidades americanas, brasileiras, cabo-verdianas, angolanas e representantes da NAFSA (Associação de Educadores Internacionais) e outras instituições lusófonas.

Nesta conferência foram apresentados o relatório da delegação angolana, que participou na conferência internacional da AIEA, em Washington DC.


Comentários

Mensagens populares