NOVO SISTEMA DE ÁGUA DO BALOMBO BENEFICIA CINCO MIL FAMÍLIAS
Benguela – Cinco mil famílias vão beneficiar de água potável, a curto prazo, no município do Balombo, província de Benguela, a partir da nova estação de captação e tratamento em construção.
Segundo o chefe do departamento de Águas do Balombo, afecto a Empresa de Águas do Lobito, Armando Vilengalenga, que falava à ANGOP, o sistema possui duas bombas de 415 metros cúbicos de água cada e três tanques de distribuição com capacidade de 900 metros cúbicos de água por hora, cada.
A conduta instalada para transportação da água desde a estação de tratamento (junto ao rio Balombo) até a sede municipal, num percurso de sete quilómetros, tem capacidade de 500 metros cúbicos.
O sistema de tratamento já tem finalizada a caixa de entrada de água bruta, faltando obras na captação de água tratada. Os quadros eléctricos já estão a ser montados, assim como a iluminação na casa de máquinas, além das bombas que levam directamente a água aos tanques de distribuição.
Armando Vilengalenga disse que os técnicos estão a trabalhar para que, até Dezembro, as obras possam estar concluídas e a população possa beneficiar da acção da infra-estrutura.
Actualmente, explicou, a sede municipal tem 635 ligações domiciliares alimentadas por um sistema de captação por gravidade a partir de uma nascente que se encontra numa das montanhas que circundam a urbe, bem como por pequenos sistemas de captação (furos) alimentados por painéis solares.
A propósito do novo sistema, a administradora municipal do Balombo, Lúcia Carlos, disse que será um grande ganho para a população local, que já se mostra expectante.
A par da energia, admitiu, a distribuição de água é um dos principais problemas que aflige a população local, uma vez que a densidade demográfica aumentou sem o correspondente crescimento em termos de determinadas infra-estruturas básicas.
O município do Balombo dista 180 quilómetros da sede provincial de Benguela e tem uma extensão territorial de dois mil e 665 quilómetros quadrados e conta com uma população estimada em 127 mil e 501 habitantes.
Comentários
Enviar um comentário