PRODUTORES FAMILIARES COLHEM MAIS DE MIL TONELADAS DE HORTÍCOLAS

 Malanje - Mil e 209 toneladas de hortícolas foram colhidas por produtores familiares em Malanje, no período de Setembro ao princípio deste mês, no âmbito do subprojecto de produção de hortícolas do MOSAP II.

Trata-se de 514 toneladas de tomate, 597 de repolho, 60 de beringela e 38 de cebola.

A produção, referente à terceira época do ano agrícola 2019/2020, contou com o envolvimento de três mil e 683 famílias inseridas em 50 associações de camponeses em 12 municípiosa, com a excepção de Massango e Cunda-Dia-Base.

Segundo o engenheiro agrónomo do Projecto de Agricultura Familiar e Comercialização, Ernesto Cafele Jamuene, a colheita de tomate foi feita numa área de 38 hectares, enquanto a de repolho em 36 hectares, cebola numa área de seis hectares e beringela em quatro hectares.

Para o efeito, o MOSAP disponibilizou 29 milhões e 350 mil kwanzas para aquisição de sementes, adubo e pesticidas, a par de 252 pequenas bombas de irrigação, entre outros factores de produção.

O produto colhido foi, essencialmente, escoado para os mercados formais e informais de Malanje, que até então vinha consumindo apenas hortícolas provenientes do sul do país.

O responsável precisou ser intenção do Mosap elevar a produção de hortícolas durante o presente ano agrícola, com vista a dinamizar o processo de diversificação das culturas e geração de renda para as famílias.

De recordar que para a presente campanha agrícola, o projecto MOSAP II dispõe de 400 milhões e 516 mil kwanzas para apoiar sete mil famílias camponesas na província de Malanje.

O projecto MOSAP II substitui o MOSAP I, criado na perspectiva de melhorar a segurança alimentar e reduzir a pobreza no meio rural.

Controla, actualmente, 622 escolas de campo, onde estão inseridas mais de 24 mil famílias.

Além de Malanje, está implantado também nas províncias do Huambo e Bié.

Comentários

Mensagens populares